O programa de bolsas de estudo Stipendium Hungaricum está agora disponível para estudantes e pesquisadores brasileiros graduados e doutorandos em todas as áreas da ciência.
A principal missão do programa – criado pelo governo húngaro – é aumentar o número de estudantes estrangeiros na Hungria e encorajar as instituições de ensino superior húngaras a atrair estes estudantes.
São 250 bolsas de estudo disponíveis para estudantes de meio período ou período integral, graduados, pós-graduados ou doutorandos em diversas áreas, prioritariamente para agricultura, engenharia, ciências naturais e esportivas, artes e relações internacionais no serviço público.
O programa incluiu 100 vagas de bacharelado e 120 vagas de mestrado nas áreas de agronomia, engenharia, ciências naturais e esportivas, artes e serviço público internacional e ainda 30 vagas de PhD em todas as áreas. Todas as modalidades permitem mobilidade parcial (como doutorado sanduíche).
A bolsa oferece mensalidade, auxílio alojamento, seguro e remuneração mensal para os bolsistas. O prazo de inscrição é até 05 de março de 2017.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui e detalhes da chamada estão disponíveis aqui.
No caso de haver quaisquer dúvidas sobre o programa, é possível contatar os coordenadores por Skype (stipendiumhungaricum) ou por e-mail (stipendiumhungaricum@tpf.hu).
Neste link é possível inscrever-se online e, aqui, estudantes falam das experiências no programa.
O programa também está disponível para estudantes do Equador, Paraguai e México. Sendo ele baseado em uma cooperação educacional bilateral efetiva, as inscrições destes países só serão aceitas caso os acordos entre os Ministérios de Capacidades Humanas da Hungria e Ministérios parceiros responsáveis pelo ensino superior sejam renovados.