Parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), British Council e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa promove, no Brasil, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo, o FameLab.

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil.

A competição lança o desafio de explicar, em apenas três minutos, um conceito científico para o público em geral. A ideia precisa estar registrada em vídeo, que será selecionado pelas instituições parceiras.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de Fevereiro.

Podem se inscrever no FameLab Brasil bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2017 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências:
• CNPq, independente da Unidade da Federação;
• FAPESP (bolsistas que estejam com a bolsa no país interrompida não são elegíveis);
• Fundações de Amparo à Pesquisa filiadas ao CONFAP: FAPEG (Goiás), FAPEMA (Maranhão), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPES (Espírito Santo), FAPESC (Santa Catarina), FAPITEC (Sergipe), FAPT (Tocantins) e Fundação Araucária (Paraná).
O ganhador da etapa nacional representará nosso país no FameLab International, no Reino Unido.

A inscrição

Para se inscrever no FameLab Brasil, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição online.
Na ficha de inscrição, além dos seus dados pessoais, o candidato deve fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês.
Saiba mais: https://www.britishcouncil.org.br/famelab/participe