A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviaram, no dia 21 de outubro, uma carta ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, informando a preocupação com os rumores de que o governo cogita a possibilidade de incorporar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) à Secretaria da Educação.
“A existência da Secretaria fluminense de CT&I certamente contribuiu para que o Estado desenvolvesse as condições de se tornar atrativo a uma série de empresas, muitas delas de expressão mundial, que optaram por se instalar no Rio de Janeiro em anos recentes”, ressalta o documento.
Para as instituições, a junção das respectivas Secretarias causaria prejuízos enormes para ambas as áreas e também para o Estado do Rio de Janeiro e sua população, especialmente no médio e no longo prazo.
No documento, as entidades afirmam que a incorporação ignoraria as naturezas diferentes da área de CT&I e da área educacional. “São áreas complementares – assim como há complementariedade entre tantas outras áreas -, mas distintas. A gestão da pasta educacional e a implementação das políticas na área exige o domínio de um conjunto específico de conhecimentos teóricos e competências práticas que devem resultar na formação acadêmica e cidadã de crianças, adolescentes e jovens”.
Veja aqui a carta na íntegra.