Este ano, o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig), entregue a nualmente a cientistas de destaque, foi atribuído à Acadêmica Elizabeth Pacheco Batista Fontes3, professora titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A entrega será no dia3 de outubro, na sede da Fapemig, Avenida do Contorno, 4456, 4º andar, no Bairro dos Funcionários, em Belo Horizonte (MG).

Também será premiado Matheus Puggina de Freitas, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na categoria “Jovem Pesquisador” e haverá menções honrosas a José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e Danielle da Glória de Souza, professora adjunta do departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), eleita como membro afiliado da ABC para o período 2012-2016.

Sobre o Prêmio

O prêmio se destina a instituições/empresas e pesquisadores por sua colaboração com o avanço do conhecimento da ciência. Agracia pesquisas das diversas áreas do conhecimento, destinando-se aos que se tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas e que apresentem potencial para subsidiar, de forma significativa, o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Marcos Luiz dos Mares Guia (1935-2002) éum dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do Brasil, sendo responsável pela descoberta da insulina humana recombinante, tendo sido membro da ABC.