Estudantes brasileiros conquistaram cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês) realizada este ano em Zurich, na Suíça entre os dias 10 e 17 de julho com a participação de 87 países.
A equipe brasileira, composta pelos estudantes Thiago Ross White Bergamaschi (SP), Henrique Corato Zanarella (SP), Italo Rennan Lima Silva (CE), Leonardo Almeida Lessa (DF) e Diogo Correia Neto (SP) conquistou uma medalha de ouro, uma medalha de prata, e três de bronze. A última vez que o Brasil conseguiu uma medalha de ouro foi em 2012, na ocasião a equipe nacional também trouxe quatro medalhas de bronze. A conquista deste ano foi a melhor participação Brasil na IPhO.
Preparação
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) realiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) em todo o território nacional. Após as competições, a SBF organiza um treinamento especial para cerca de 80 alunos que se destacam entre os mais de 250 mil inscritos, enviando cinco para a Olimpíada Internacional de Física e quatro para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, patrocinando suas participações.
Em nota no site, a SBF parabenizou os professores que organizam as provas e participam do treinamento dos alunos, destacando os coordenadores Jose David Viana e Munemasa Machida.
Errata: a matéria “Estudante brasileiro ganha medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física”, publicada no dia 21 de julho em nosso site, referia-se à participação brasileira na IphO em 2011.