Goiânia recebe, nos dias 18 e 19 de abril, evento em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no qual será debatido o papel da pesquisa na agricultura, sobretudo a contribuição do Centro-Oeste brasileiro na produção de alimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias agroindustriais. Com o tema “A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade alimentar global”, diversos pesquisadores de todo o País apresentarão, no Castros Park Hotel, na capital de Goiás, as conquistas alcançadas pelo setor, bem como os gargalos que ainda precisam ser superados para melhoria da produtividade no campo e da competitividade das commodities brasileiras.
O encontro será especialmente dedicado aos avanços da pesquisa brasileira no campo da agropecuária, frente aos desafios da produção de alimentos, atendendo ao Acordo de Paris – COP 21. O evento alia o reconhecimento da relevância do papel do Centro-Oeste brasileiro para o enfrentamento do desafio da segurança alimentar global com sustentabilidade.
A ação antecipa as celebrações do centenário da ABC, que culminará na Reunião Magna, a ser realizada em maio, no Rio de Janeiro. Antecedendo esse encontro, serão realizados pelo Brasil diversos eventos-satélites, em temas específicos da ciência. Em Goiânia, o evento é realizado pela Vice-Presidência Minas e Centro-Oeste da ABC e pelas Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Minas Gerais (FAPEMIG), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (FAPEMAT) e Mato Grosso do Sul (FUNDECT), com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Governo de Goiás.
De acordo com o presidente da FAPEMIG e coordenador do evento, Evaldo Ferreira Vilela, no século XXI, o conceito de segurança alimentar precisa ir além da garantia à alimentação de boa qualidade e a ciência tem papel fundamental nesse processo. “É preciso que empresas, governos e produtores estejam envolvidos na criação de novas sementes, métodos inovadores de controle de pragas, na conservação de alimentos, embalagens e adubações menos poluentes, assim como na redução dos custos de produção”, afirma.
Para a presidente da FAPEG, Maira Zaira Turchi, o fato de Goiás sediar um evento como esse tem um significado muito relevante para a pesquisa na região, principalmente por chamar a atenção da população para as questões do alimento sustentável no mundo e de como a ciência busca respostas a esses desafios. “O evento mostra a importância do Centro-Oeste como produtor de alimentos, mas chama o Brasil inteiro para o debate. É cada vez mais complexa a questão do alimento sustentável e nossa região e nossos pesquisadores terão um papel fundamental para a superação desses desafios, que são globais”, acredita.
Programação
Na programação do evento estão previstos painéis e palestras que abordarão temas que vão desde sistemas agroflorestais, produção de carne e de leite, grãos e hortaliças, até a formação de profissionais vocacionados e a necessidade de pesquisa e desenvolvimento na agroindústria. Cada fundação envolvida na realização indicou palestrantes para o evento, de maneira a trazer uma abordagem bem abrangente do tema, ao mesmo tempo afinada às realidades dos estados participantes.
Ao final do evento, será entregue à sociedade a “Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania”, por uma plataforma científica e tecnológica como base do desenvolvimento social e econômico do Brasil . Nela, serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania.
A Carta de Goiânia está sendo construída por entidades do setor desde o começo do ano e está disponível para consulta on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação. As contribuições poderão ser encaminhadas para o e-mail cartadegoiania@gmail.com, até o dia 14 de abril.
Confira aqui a programação completa.

Faça a sua inscrições para o evento.

Serviço
Evento: A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global.
Data: dias 18 e 19 de abril
Local: Castros Hotel (Av. República do Líbano, 1520 – St. Oeste, Goiânia – GO)
LEMBRETE!
Convidamos a todos para estarem conosco na Reunião Magna da ABC 2016 no Museu do Amanhã comemorando nosso Centenário! Veja a programação para escolher os dias e turnos de seu interesse. Inscrições para Acadêmicos abertas até o dia 20 de abril e abertas ao público a partir desta data.

Mais informações aqui.