A pesquisadora Débora Foguel, professora titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Comitê Executivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e co-coordenadora da Reunião Magna da ABC 2016, receberá o Prêmio Nise da Silveira por sua pesquisa sobre a neurobiologia da Doença de Alzheimer.
A cerimônia de entrega será no dia 9 de março, às 18h, no Teatro Carlos Gomes, localizado na praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Além da premiação, haverá a exibição de um trecho do filme “Nise – O coração da loucura”, em homenagem à consagrada psiquiatra brasileira falecida em 1999.
O prêmio é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e desde 2013 homenageia mulheres por atividades de destaque na cidade. Este ano, também serão homenageadas Aída dos Santo, atleta de salto em altura, 4º lugar nas Olimpíadas de 1964; Alexsandra de Carvalho, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários do RJ; Amália Fischer, fundadora do Fundo Social Elas; Arlanza Rebello, defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem/RJ); Eduarda La Rocque, empreendedora social, idealizadora do projeto Pacto do Rio e presidente do Cariocas em Ação; Leila Linhares, advogada, feminista, fundadora e Coordenadora Executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); Tia Gaúcha, líder comunitária dedicada a causa das mulheres na Zona Oeste.
A premiada
Nascida em 20 de outubro de 1964 no Rio de Janeiro, Débora Foguel é doutora em bioquímica pela UFRJ, onde atua como docente desde 1995. Desenvolve pesquisas nas áreas de agregação proteica, enovelamento proteico, doenças amiloidogênicas e inflamação, além de educação e divulgação científica. Desde 2008 é membro titular da ABC e atualmente é pesquisadora 1A do CNPq. Foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ entre 2011 e 2015.