A partir do dia 27 de janeiro, às 15h, terá início a mostra “Exploradores do conhecimento”, no Espaço Coppe Miguel de Simoni, localizado no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bloco I, na Cidade Universitária.
A exposição reunirá trabalhos com contribuições para a ciência e a sociedade desenvolvidos nos laboratórios do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), dirigido pelo Acadêmico Edson Hirokazu Watanabe. Com infográficos, apresentações multimídia, simuladores, aparatos interativos e ambientes virtuais imersivos, o visitante poderá explorar tecnologias e avanços da engenharia que respondam a desafios do passado, do presente e do futuro.
Ocupando cerca de 500 m², a exposição será dividida em dez grandes temas: arte e ciência; tecnologia e saúde; fotônica e nanotecnologia; matéria (origem do universo); cidades sustentáveis; robótica; petróleo; oceanos; tecnologia e esportes e energia e meio ambiente. Os temas serão apresentados em 15 nichos espalhados ao longo do Espaço Coppe.
Com entrada franca, a exposição estará aberta à visitação sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 16h. A partir do dia 16 de fevereiro serão oferecidas visitas guiadas para grupos e escolas. O agendamento deve ser feito pelo endereço espacocoppe@adc.coppe.ufrj.br ou pelo telefone (21) 3938-8296.
“Exploradores do Conhecimento” faz parte do Projeto Coppe 50 Anos, iniciado em 2013 para marcar a comemoração aos 50 anos de atividade da Coppe/UFRJ. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, Eletrobras Furnas, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Halliburton, GE, Braskem e Itaipu Binacional.