Leia a mensagem escrita pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, sobre as realizações de 2015 e expectativas para 2016, ano do Centenário da ABC.
Em nome da Diretoria da ABC – meus colegas – João Fernando Gomes de Oliveira, Adolpho Melfi, Beatriz Barbuy, Cid Bartolomeu de Araújo, Elisa Reis, Evando Mirra de Paula e Silva, Fernando Garcia de Mello, Iván Izquierdo, João Batista Calixto, Luiz Davidovich, Mauro Martins Teixeira e Roberto DallAgnol – e do Comitê Executivo Débora Foguel, Fernando Garcia de Mello e Lindolpho de Carvalho Dias, transmito nosso agradecimento pela fundamental colaboração que prestaram à nossa Casa n ano de 2015. Desejamos que 2016 seja um ano pleno de realizações para todos nós e nossas famílias.
De fato, 2016 será um ano de primeira importância em que celebraremos o Centenário da Academia Brasileira de Ciências. Na verdade, cabe dar grande ênfase a este momento histórico de nossa Academia ao longo de todo o ano de 2016, especialmente no início de maio, quando oficialmente ela completa cem anos de existência.
Outro fato de muita relevância deverá ser a mudança de nossa Sede para um prédio histórico e de grande beleza em um dos centros culturais do Rio de Janeiro, próximo à Igreja da Candelária. Compartilharemos o prédio com a Faperj. A mudança está prevista para meados do Ano do Centenário.
Cabe ressaltar que, em 2015, continuamos a promover o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação no Brasil e internacionalmente, em particular no estudo e publicação de um conjunto crescente de temas de primeira importância para a Sociedade Brasileira. Destaco também o crescimento do número de Membros Institucionais, entidades com as quais mantemos uma importante colaboração, que muito enriquece nossas atividades. A parceria com essas instituições continua sendo uma de nossas prioridades, como também é prioridade a parceria com outras associações que buscam enfatizar a importância do avanço da C,T&I em nosso país, destacando-se, dentre outras, a SBPC, o CONFAP e a Academia Nacional de Medicina, como importantes parceiras.
A atuação da Academia continua a ter lugar em todas as Regiões do país, com o envolvimento direto de seus Vice-Presidentes Regionais e a eleição local de Jovens Membros Afiliados. Lenta, mas consistentemente, tem crescido a presença de mulheres dentre os Membros Titulares da Academia, que chega agora a quase quatorze e meio por cento. Cabe ainda assinalar a notável participação de quase 2/3 dos Membros da ABC nas últimas eleições para Membros Titulares.
Não posso deixar de constatar o excelente trabalho feito com exemplar zelo e dedicação tanto do Conselho Fiscal quanto do Comitê Executivo da ABC.
Finalmente, o nosso muito obrigado a nossos excelentes funcionários.
Seguiremos juntos e com o mesmo entusiasmo em prol da nossa Ciência em 2016. Feliz Natal a todos e um ótimo Ano Novo!
Muito cordialmente,
Presidente
Academia Brasileira de Ciências