Leia o obituário do Acadêmico e químico Nicola Petragnani, falecido no dia 5 de dezembro, escrito pelo também membro da ABC Antonio Luiz Braga, químico da UFSC.
“É com pesar que anunciamos o falecimento do Acadêmico Nicola Petragnani, ocorrido em 05 de dezembro de 2015, aos 86 anos. O corpo foi cremado no dia seguinte ao seu falecimento, em Vila Alpina (SP). Nasceu em Roma, em 1929, onde viveu e cursou o 1º ano de Química na Universidade de Roma. Em 1947 mudou-se para o Brasil e continuou seus estudos de Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade de São Paulo, onde também se doutorou em 1957, sob orientação do Professor Heinrich Rheinboldt. Foi Químico do Instituto Butantã, docente no Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP e professor titular do IQ-USP, onde se aposentou.
Foi Coordenador Brasileiro do Programa Binacional CNPq e National Academy of Science (NAS-USA), na área de Síntese Orgânica, com a participação de renomados químicos orgânicos norte-americanos, como Carl Djerassi (criador da pílula anticoncepcional), William Johnson, Robert Ireland, Ernest Wenkert, entre outros. Simon Campbell, líder do grupo que descobriu o Viagra, também atuou nesse projeto. Esse programa modernizou a área de síntese orgânica no Brasil, com a fixação de vários pesquisadores estrangeiros e a criação de linhas de pesquisa nessa área.
Era membro titular eleito da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; Membro Titular da New York Academy of Science; Membro eleito da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador 1A do CNPq.
Recebeu vários prêmios e títulos, com destaque para o Prêmio Hauptmann Rheinboldt de Química, em 1994. Em 1996, foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidência da República do Brasil.
O Professor Nicola foi pioneiro no desenvolvimento de moléculas orgânicas contendo selênio e telúrio, atualmente considerada como área de ponta em nível internacional e que é objeto de pesquisa de mais de uma dezena de importantes grupos de pesquisa no Brasil e exterior. Esse legado científico inestimável que deixou o coloca para sempre na história da ciência.
Conheci o Professor Nicola quando cheguei no IQ-USP para realizar meu mestrado. Fui seu orientado por um semestre, em virtude do Prof. Comasseto ainda não estar credenciado no Programa de Pós-Graduação. Neste período, pude conhecê-lo e perceber que se tratava de uma pessoa extraordinária, e uma grande amizade se estabeleceu entre nós. Além de se destacar no campo científico, o Professor Nicola ainda se sobressaia como artista plástico. Seu ateliê ficava no Guarujá, onde ele construía esculturas a partir de materiais recicláveis. Por diversas vezes ele exibiu suas obras em exposições ou em congressos, como o BMOS, Brazilian Meeting on Organic Chemistry.
Por todas essas facetas o Professor Nicola, pai, avô e bisavô científico de vários pesquisadores atuantes no Brasil, será sempre lembrado, principalmente para aqueles que tiveram a oportunidade e alegria de conhecê-lo. “
Missa em memória do Professor Nicola: Dia 14/12/2015, às 10h.
Local: Igreja São José Endereço: Rua Dinamarca, 32 no Jardim Europa (esquina com a Rua Áustria) – São Paulo/SP