O novo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é o engenheiro Renato Machado Cotta, membro titular da Academia Brasileira de Ciências. A nomeação foi publicada no dia 17 de novembro no Diário Oficial da União.
Cotta é professor titular da UFRJ na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). Na UFRJ, é também Coordenador de Cooperação Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES) do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ).
Na ABC, Cotta integrava, até assumir o cargo no CNEN, o Comitê Executivo. O engenheiro também integra o Comitê Executivo do International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT) e é membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da The World Academy of Sciences (TWAS). Cotta obteve graduação em Engenharia Mecânica, com ênfase na área nuclear (UFRJ/1981) e é doutor em Engenharia Mecânica e Aeroespacial (North Carolina State University, EUA/1985).
A ligação de Cotta com a área nuclear iniciou durante a graduação, quando foi estagiário do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN no Rio de Janeiro. No doutorado, foi bolsista da CNEN. Ao longo de sua carreira, coordenou projetos na área nuclear envolvendo Marinha, Indústrias Nucelares do Brasil (INB), Eletronuclear e CNEN. Entre outros temas, dedicou-se a trabalhos sobre enriquecimento de urânio por ultracentrifugação, análise de segurança de repositórios de rejeitos e de atividades de mineração de urânio e também análise térmica da estocagem de combustível nuclear exaurido. Entre suas atividades acadêmicas, há diversas orientações de dissertações de mestrado e teses de doutorado de servidores da CNEN relacionadas com a área nuclear.
DRS – Outra mudança no comando da CNEN ocorreu no dia 6 de novembro, com a nomeação de Paulo Heilbron para a Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS). Heilbron é servidor da CNEN desde 1984 e já ocupou cargos de chefia na Divisão de Rejeitos Radioativos, na Coordenação de Rejeitos Radioativos e na Divisão de Instalações Nucleares. Sua experiência na área nuclear tem ênfase na avaliação de segurança de repositórios, gerência de rejeitos, blindagem das radiações e transporte de material radioativo.
O novo diretor é perito brasileiro junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), onde já representou o Brasil no Transport Safety Standards Committee (TRANSSC) e no Waste Safety Standards Committee (WASSC). Atualmente, é consultor da FAPERJ e revisor de trabalhos científicos da revista da Academia Brasileira de Ciências. Heilbron é graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (1981), instituição onde também concluiu o mestrado em Engenharia Nuclear (1984) e o doutorado em Engenharia Mecânica (2001).
Novo presidente da CNEN realiza primeira reunião de trabalho
Renato Machado Cotta esteve na tarde do dia 23 de novembro na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Cotta reuniu-se com os diretores da CNEN, que realizaram um breve relato das atividades, projetos e desafios de suas respectivas áreas. Nos próximos dias, será realizado um evento para apresentação do novo presidente aos servidores e demais colaboradores da CNEN.
Participaram desta primeira reunião Paulo Heilbron, titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS); Isaac Obadia, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) e Cristovão Marinho, da Diretoria de Gestão Institucional (DGI). Também estiveram presentes a Chefe de Gabinete da CNEN, Danielle Monegalha Rodrigues, a Coordenadora de Comunicação Social, Cássia Helena Pereira Lima, e o servidor Auro Correia Pontedeiro, do Serviço de Avaliação de Segurança (Sease).