A professora Carolina Palma Naveira Cotta, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) – Regional Rio de Janeiro no período 2015-2019, recebeu o prêmio Best Paper Award pelo seu artigo “Design, Fabrication and Characterization of Micro-Reactors for Biodiesel Synthesis”, durante o IX Minsk International Seminar, realizado entre 7 e 10 de setembro pelo Luikov Institute of Heat and Mass Transfer, em Minsky, capital da Bielorússia.
O prêmio foi entregue pelo professor Leonard Vasiliev, membro da Academia Nacional de Ciências da Bielorússia, e professor do Luikov Institute of Heat and Mass Transfer. Principal centro de pesquisas da União Soviética, o instituto chegou, durante os anos da Guerra Fria, a contar com 1200 pesquisadores sob a liderança do acadêmico russo e diretor da entidade na época, professor A.V. Luikov.
No artigo, a professora Naveira Cotta aponta o teste em micro reatores para a síntese contínua de biodiesel como técnica promissora para a otimização do processo de produção do biocombustível, permitindo a redução do processo de reação de horas para segundos. Segundo a pesquisadora, além de reduzir drasticamente o tempo, o novo método diminuiu o alto consumo de energia, outra desvantagem do método convencional usado atualmente no processo de produção.
A inovação possibilita ainda a portabilidade do sistema. Devido ao tamanho compacto dos micro reatores, é possível instalar usinas de produção de biodiesel em áreas remotas e de difícil acesso. “A tecnologia poderá viabilizar a produção de biodiesel para alimentar geradores de energia elétrica em qualquer lugar do Brasil”, acrescenta Carolina.
A Coppe está desenvolvendo um protótipo portátil que integrará cerca de 600 micro reatores. Segundo a professora, o protótipo tem caráter inovador, pois combina a reação em microescala com o uso do etanol, reagente menos tóxico e com grande disponibilidade no mercado nacional.
O artigo reuniu contribuições de duas dissertações de mestrado, defendidas por Pericles Pontes e Kelvin Chen, e de uma tese de doutorado em andamento, de José Martim Costa Jr. Todos esses três estudos foram desenvolvidos no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob orientação da professora Carolina. O artigo contou ainda com a coautoria do pesquisador em pós-doutorado Christopher Tostado, também da Coppe, e do professor Jesiel Nunes, do Cefet.
O estudo também recebeu a menção Best Presentation of the Young Participants of the Conference, que contempla a melhor apresentação de jovens pesquisadores com até dez anos de doutoramento. Foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e faz parte do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP).