Entre os dias 19 e 23 de outubro o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) abre suas portas e recebe a população em geral para um Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB: “Conversas e controvérsias que iluminam a ciência”.
O evento terá a participação do presidente da ABC, Jacob Palis, e dos Acadêmicos Mauro Teixeira, Ricardo Gazzinelli, Robson Santos e Sérgio Pena.
O objetivo é comum ao da Semana do Conhecimento da UFMG: incentivar momentos de reflexão e trocas de experiências que favoreçam o “gosto pela ciência”.
Nesse período, alunos, professores e técnicos do ICB, centro de ensino e pesquisa básica e aplicada na área das ciências naturais – considerado um dos maiores do Brasil -, vão compartilhar um pouco do conhecimento científico disponível na Unidade.
As atividades acontecerão das 9h às 20h. Às 17h, finalzinho de tarde, tem início o momento “Sessão Andorinha”, serão realizadas apresentações relacionadas aos Institutos de Ciência e Tecnologia do ICB (INCTs Vacinas, Aqua, , que na sequência debaterão o tema apresentado com os visitantes, no “Happy Hour com o cientista”.
Na manhã do dia 19 de outubro, das 9h às 12h, “A Biologia que você não vê…” dá início a programação através de uma exposição interativa no pátio do ICB, onde uma série de trabalhos científicos serão apresentados aos visitantes. Microscópios também estarão disponíveis para que as pessoas conheçam um pouco da vida invisível. A mostra vai ser feita por alunos de pós-graduação e estará aberta à visitação de escolares.
Na terça-feira, 20, acontece a abertura oficial do Encontro, seguida de uma palestra da presidente da Associação Nacional de Biossegurança, Leila Oda. “Organismos geneticamente modificados: heróis ou vilões?” é o tema da palestra, que vai abordar as questões éticas e científicas que afetam áreas da saúde e da vida, em torno da biotecnologia.
Temas como evolução genética, a biologia à luz da computação e o cérebro humano complementam o ciclo de atividades. Na plateia das apresentações, professores de outras unidades da UFMG e pessoas com diferentes visões dos temas, incitarão discussões através de perguntas.
Exposições e demonstrações de trabalhos de doutorandos e pós-doc também serão realizadas, mas talvez o ponto alto do evento seja a apresentação do tipo “ICB na Rua”, que será montada na portaria da Avenida Antônio Carlos, do lado de fora. No dia 22, das 12h às 15h, estudantes, dos vários níveis, e seus professores, estarão à disposição da população que passar pelo local, levando informação da área das ciências biológicas.
Confira abaixo a programação:
19/10 às 14hs – Prof Jacob Palis (Academia Brasileira Ciências) – Como organizar o caos
19/10 às 17:30hs – INCT-Dengue (Prof. Mauro Teixeira et al) e
INCT-Nanofar (Prof. Robson Santos et al)
20/10 às 17:30hs – Dra Leila Oda (presidente da ANBIO)- Organismos geneticamente
modificados – heróis ou vilões?

21/10 às 10:30hs – O cérebro: fonte de prazeres ou punições (Profs. Fabrício Moreira e
Paulo Caramelli – ICB e Fac.Medicina UFMG)
21/10 às 16hs – Evolução genética e história humana (profs. Sérgio Pena e Fabrício
Santos – ICB)
21/10 `as 17:30 – INCT-Vacinas (Prof Ricardo Gazzinelli et al) e
INCT-Acqua (Prof Francisco Barbosa et al)
22/10 às 8:30hs – A Biologia `a luz da Física e da Computação – ou seria o contrário?
(Profs. Liza Felicori e Luiz Orlando Ladeira – ICB e Depto Física)
22/10 às 17:30 – Encerramento: Dr. Marcio Flavio Dutra Moraes – Ciência sem as
fronteiras