Leia o artigo do Acadêmico Isaac Roitman, publicado no Jornal da Ciência, que fala sobre as iniciativas na área de educação em Minas Gerais, um estado com vocação para proporcionar um ensino básico de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.
“Recentemente, tive a oportunidade de participar da 23º edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), unidade de Minas Gerais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa instituição, reconhecida como um centro de pesquisa de excelência, foi criada em 1955 e foi integrada à Fiocruz na década de 1970. Em 1986, na Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, unidade da Fiocruz do Rio de Janeiro, foi criado o Programa de Vocação Científica (Provoc) com o objetivo de receber jovens estudantes nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz, visando a incentivá-los a seguirem carreiras científicas.
Em 1996 o Provoc foi implantado no CPqRR dando oportunidade aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Minas Gerais de frequentarem um ambiente de pesquisa com bolsas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O sucesso desse programa se deve ao empenho da saudosa pesquisadora Virginia Schall que faleceu recentemente. No RAIC 2015 participaram, além dos estudantes do Provoc, estudantes do ensino médio do Programa de Iniciação Científica Junior e estudantes do ensino superior do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante três, dias os estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas com a presença de seus orientadores. É importante destacar também a importância do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG que é referência nacional para estimular talentos, principalmente de estudantes do ensino médio.
Outra iniciativa pioneira em Minas Gerais foi a criação do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), que atua nas áreas de educação popular de qualidade e desenvolvimento comunitário sustentável, tendo a cultura como matéria prima e instrumento de trabalho pedagógico e institucional.
O importante protagonismo dos mineiros no campo da educação pode também ser ilustrado pela concessão, recente, do Prêmio Almirante Álvaro Alberto à Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Magda Becker Soares, graduada em letras neolatinas e doutora em didática pela UFMG. Ela teve participação importante na criação da Faculdade de Educação. Esse prêmio concedido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, é considerado o mais importante em Ciência e Tecnologia do país. A premiada, que realiza trabalho de assessoria à rede municipal de ensino de Lagoa Santa e fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação, assim se pronunciou na ocasião em que recebeu o prêmio: Essa premiação é importante porque valoriza a educação, a importância da pesquisa em leitura e escrita e o ensino com ênfase na escola pública. Quarenta e quatro pesquisadores já foram laureados com o prêmio. Magda é a terceira mulher a receber a honraria, sendo a nona pesquisadora premiada em Ciências Humanas e Sociais e a primeira representante na área de Educação.
Outra iniciativa virtuosa da Faculdade de Educação da UFMG foi a criação, em 2007, do Projeto Pensar a Educação / Pensar o Brasil 1822-2022. Esse Projeto articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, na busca de alternativas para se pensar o Brasil, a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Essa temática foi tema de reflexão que redundou nos dois manifestos dos Pioneiros da Educação Nova em 1932 e 1959 e foi a bandeira de grandes educadores como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.
Esse projeto produz o informativo semanal Pensar a Educação em Pauta, que se tornou um espaço de discussão, divulgando as principais notícias, artigos de opinião e reportagens veiculadas na mídia sobre educação. Ele tem como público alvo estudantes, pesquisadores, professores e demais pessoas interessadas na educação no Brasil e no mundo. O editorial da última edição do informativo enfatiza o grande desafio da educação brasileira: Hoje, ainda que mantenha a questão da cidadania de formação para o mundo do trabalho como dimensões fundamentais da escola, a noção de qualidade inclui não apenas o acesso e a permanência, mas também o direito à aprendizagem, ao reconhecimento das diferenças culturais, de gênero, de raça e etnia, dentre outros aspetos fundamentais. O que traz, por exemplo, o desafio de como articular a noção de direitos universais com o direito ao reconhecimento das diferenças no âmbito das políticas e, sobretudo, das experiências escolares singulares.
Minas Gerais, que foi palco de episódios importantes na historia brasileira, como a Inconfidência, tem a vocação de desempenhar um protagonismo importante para proporcionar um ensino básico de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.”
Isaac Roitman é professor emérito da Universidade de Brasília, pesquisador emérito do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências,