Foi realizado entre os dias 15 e 19 de junho o 3º Simpósio Palis-Balzan sobre Sistemas Dinâmicos, no Instituto Henri Poincaré, em Paris, na França. O objetivo do encontro foi demonstrar os progressos realizados por jovens pesquisadores em seus trabalhos sobre sistemas dinâmicos e estimular novas pesquisas na área.
Participaram do evento o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis (vencedor do Prêmio Balzan 2010), os Acadêmicos Artur Avila (Medalha Fields 2014), Carlos Gustavo Moreira, Enrique Pujals; Marcelo Viana; Welington de Melo; e os membros correspondentes da ABC Etienne Ghys e Jean-Christophe Yoccoz (Medalha Fields 1994).
Segundo Palis, o Prêmio Balzan, franco-suíço, é uma importante condecoração na Europa desde 1961, quando foi lançado. Os únicos latino-americanos a receber este prêmio até agora foram o escritor argentino Jorge Luis Borges e, mais recentemente, o próprio matemático. “O prêmio é dividido em duas partes, sendo uma delas destinada ao outorgado e outra destinada a um projeto para o desenvolvimento de sua área de atuação. O terceiro Simpósio Palis-Balzan coroou o projeto de pesquisa dirigido por mim e pelo Jean-Christophe Yoccoz e teve a participação de cerca de 100 matemáticos de destaque internacional”, comentou.
O evento contou com um total de 27 palestras, que trataram de temas desde a teoria ergódica até a dinâmica complexa, passando pela hiperbolicidade parcial e a dinâmica conservativa. Segundo o Acadêmico Marcelo Viana, “o simpósio começou com uma palestra do Avila sobre um trabalho conjunto meu, dele e de um pesquisador da Universidade de Chicago, Alex Peskin, que trata de continuidade de expoente de Lyapunov.” Viana relatou que o simpósio teve a participação de diversos pesquisadores jovens, tanto brasileiros quanto de outros países, além de diversas lideranças internacionais na área de sistemas dinâmicos. “O encontro também propiciou inúmeras discussões científicas entre os participantes, por conta das condições oferecidas pelo Instituto Henri Poincaré”, comentou.
O primeiro simpósio ocorreu em 2012, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, onde Palis é professor titular. Estes simpósios são financiados com parte dos recursos recebidos por ele da International Balzan Prize Foundation, em 2010, para o desenvolvimento da pesquisa “Sistemas Dinâmicos, Comportamento Caótico – Incerteza, Cociclos lineares e expoentes de Lyapunov”. A aplicação de parte dos recursos na pesquisa é um dos compromissos dos premiados.
O Prêmio Balzan é um dos mais importantes em todas as áreas do conhecimento, concedido rotativamente a cada uma delas, a cada sete anos, aproximadamente. Palis é o sétimo premiado em matemática desde o inicio da premiação, em 1961, e o primeiro não europeu e não americano.
Participam da coordenação do projeto Jacob Palis; Jean-Christophe Yoccoz; Sylvain Crosivier e Carlos Matheus Santos – estes dois últimos, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).