O Acadêmico e professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ/Unicamp) Luiz Carlos Dias foi o escolhido entre os químicos brasileiros para participar da iniciativa “175 Faces of Chemistry” da Royal Society of Chemistry (RSC). O projeto comemora o aniversário de 175 anos da RSC, que acontecerá em 23 de fevereiro de 2016.
“175 Faces of Chemistry” foi lançado 175 semanas antes da data de aniversário e publica um perfil de cientista por semana. A ideia é descrever o perfil de 175 cientistas que representam a diversidade em seu sentido mais amplo. O objetivo da RSC é celebrar a pluralidade dos indivíduos dentro da comunidade, o que ajuda a moldar a química e a ciência como um todo e identifica modelos e embaixadores para a futura geração de químicos. Os nomes escolhidos incluem cientistas tanto do Reino Unido quanto de fora que alcançaram excelência em sua área de pesquisa.

O Acadêmico Luiz Carlos Dias também foi contemplado com a Medalha Simão Mathias, maior honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), durante a 38ª Reunião Anual da SBQ, em maio de 2015, na cidade de Águas de Lindoia, em São Paulo.