A Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – publicou, no volume de junho de 2015, uma homenagem à Acadêmica Ana Maria Giulietti-Harley, uma das principais estudiosas sobre Poales Neotropicais (ordem de plantas de maior importância alimentar e econômica para a humanidade). Ela é especialista na família Eriocaulaceae.
“O melhor modo de homenagear um cientista é fazendo ciência. E foi isto que fizemos com este número especial da Rodriguésia”, disse o pesquisador Paulo Takeo Sano, na cerimônia de lançamento da revista, dia 11 de junho, na Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT/JBRJ.
A frase de Sano se justifica porque, como ressaltou Marccus Alves, um dos editores convidados, dos 29 estudos inéditos publicados nessa edição especial sobre Poales Neotropicais, 27 têm como denominador comum o fato de seus autores terem sido orientandos ou orientandos de orientados ou ainda alunos de Ana Maria Giulietti-Harley. Ela simboliza, segundo Alves, “a perseverança, o trabalho, o empenho e a luta por um trabalho de qualidade em Botânica no país”.
A homenagem acontece no ano em que a pesquisadora completa 50 anos de carreira. A exemplo de sua mestra Graziela Barroso, que foi lembrada com grande carinho, Ana Giulietti também tem se dedicado intensamente à formação de pesquisadores botânicos no Brasil, além de ser autora de quase duas centenas de artigos publicados. Em sua longa carreira, atuou em quatro universidades brasileiras, e é pesquisadora associada do Royal Botanic Gardens de Kew, Reino Unido, e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Em sua fala na cerimônia, ficou claro por que Giulietti influenciou e ainda influencia cada nova geração de botânicos. Ao contar sua história, que se relaciona diretamente com a história da construção da Botânica no Brasil, ela mostrou que ciência se faz com muito estudo e determinação, mas também com afeto e compreensão.
A homenageada relembrou momentos marcantes de seus 50 anos de carreira
Ana – como é carinhosamente chamada por seus colegas – relatou sua vitória sobre o preconceito inicial contra uma mulher que queria ser botânica em Pernambuco na primeira metade do século XX, até alcançar o reconhecimento máximo na carreira. Nem sempre o que lhe foi oferecido estava dentro do que havia planejado, mas uma dose de sabedoria aliada à confiança em seus orientadores lhe mostrou o caminho. “As oportunidades estão aí para serem aproveitadas”, lembrou, com o sorriso que é sua marca registrada.
Na revista, além de um artigo dedicado à sua carreira, Giulietti foi homenageada também com a descrição de uma nova espécie, nomeada como Paepalanthus magistrae, ou seja Paepalanthus “da mestra”.
A Rodriguésia especial sobre Poales Neotropicais (vol. 66-2) teve como editores convidados Marcelo Trovó e Marccus Alves. A publicação contou com a colaboração de 150 pesquisadores de 16 estados brasileiros, de todas as regiões do Brasil, e de diferentes países, entre autores, editores e revisores.
Confira aqui o artigo em homenagem à Acadêmica.
Para conferir a edição completa da Rodriguésia, clique aqui.