O matemático e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, foi nomeado presidente do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) pelo governador Luiz Fernando Pezão. O cargo era anteriormente ocupado pela médica e Acadêmica Eliete Bouskela, que assumiu recentemente a Diretoria de Tecnologia da fundação. Jacob Palis é um dos mais antigos membros do conselho, tendo ocupado a presidência em 1992 e permanecendo até 1998.
Graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor pela Universidade da Califórnia, Palis é professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 1968. É detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Moinho Santista (1976), Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), InterAmerican Prize for Science (1995), Prize Mexico for Science and Technology (2001) e, mais recentemente, Trieste Science Prize (2006), o International Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008), o Prêmio Balzan (2010) e a Medalha Abdus Salam para Ciência e Tecnologia concedida pela TWAS (2014). Também possui importantes distinções, entre elas a de Chevalier de la Legion dHonneur (2005).
Além da ABC, Palis também é membro das Academias chilena, mexicana, da americana, da francesa, da norueguesa e de várias outras associações. Seus trabalhos na área de sistemas dinâmicos servem para modelar muitos fenômenos da natureza e de atividades socioeconômicas. Dedica-se principalmente a temas, como transformações, difeomorfismo, fluxos, sistemas hiperbólicos, ciclos de Poincaré e suas bifurcações, sistemas dinâmicos e conjunto hiperbólico. É autor de um programa global sobre o comportamento típico dos sistemas dinâmicos em geral.
Atualmente, preside a Academia Brasileira de Ciências. Presidiu a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), por dois mandatos, de 2007 a 2012. Entre 1999 e 2002, foi presidente do International Mathematical Union (IMU) e, entre 1996 e 1999, vice-presidente do International Council for Science (ICSU).