O fundador e presidente do Fórum Ciência e Tecnologia na Sociedade (STS Forum, na sigla em inglês), Koji Omi, convidou nesta quinta-feira (22) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para a 12ª reunião anual da entidade, marcada para 4 a 6 de outubro, em Quioto, no Japão.
 
Em audiência no MCTI, Omi comentou a Aldo que o STS Forum transcendeu a função original de encontro acadêmico. “De uma mera conferência, ele já está em uma nova fase, como um movimento de líderes para pensar soluções a problemas globais que afligem toda a humanidade”, disse. “Hoje, a reunião envolve pessoas dos mais diversos lugares do mundo, a exemplo de cientistas, empresários, governantes e gestores de instituições e universidades.”
 
Para o fundador do fórum, o Brasil precisa refletir sua relevância no contexto mundial em uma participação mais ativa nas reuniões. “Queremos e vamos contar com a presença das universidades Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] e de São Paulo [USP], além de empresas brasileiras como Petrobras, Vale e Oi”, afirmou. “Realmente, eu acho que o seu País ainda tem muito a acrescentar.”

Agenda bilateral
 
Também na audiência, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, ressaltou o valor da cooperação bilateral em ciência e tecnologia para os dois países. “Gostaríamos de contar ainda mais com a colaboração do ministério nesse sentido”, sugeriu. “Eu espero que essa reunião possa servir como um instrumento para promover nossa cooperação.”
 
A delegação japonesa já esteve no Rio de Janeiro e visitou UFRJ, Vale e Petrobras, antes de chegar a Brasília, de onde segue para São Paulo. Na capital federal, o grupo ainda tem compromissos marcados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).