Os Acadêmicos José Goldemberg, físico e professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) e Protásio Lemos da Luz, professor titular em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, foram os grandes vencedores do 13º Prêmio FCW nas categorias de Ciência e de Medicina. O prêmio é um dos mais tradicionais do Brasil.
Os Acadêmicos José Goldemberg e Protásio Lemos da Luz, vencedores do 13º Prêmio FCW de Ciência e Medicina
Após a análise das Comissões Julgadoras, a Fundação Conrado Wessel (FCW), membro institucional da ABC, divulgou o resultado da premiação nesta segunda-feira (01/12). Os nomes integram uma lista maior, constituída por centenas de personalidades brasileiras em suas respectivas áreas de atuação, indicadas por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, convidadas pela Fundação Conrado Wessel. Os homenageados são escolhidos pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos, que obrigatoriamente deve ter um caráter social.
As Comissões Julgadoras que escolhe os vencedores são compostas por pessoas indicadas pelas dez instituições parcerias da premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação Conrado Wessel (FCW), Marinha do Brasil e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Prêmio FCW
Promovido todos os anos, o Prêmio FCW reuniu uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados José Rodrigues Coura, Marcos Moraes, Miguel Srougi, Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora.
Em Ciência as premiações já foram concedidas a Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Sérgio Rezende, Jorge Kalil, Jairton Dupont, Jerson Lima, João Fernando Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab’Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.
Sobre a FCW
A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.
A FCW também distribui anualmente oito cotas de doações. Três dessas cotas são direcionadas para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma cota vai para cada uma das seguintes entidades: Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital A.C. Camargo) e Associação Escolar Benjamim Constant. Por último, uma cota é distribuída para o conjunto de 27 entidades escolhidas com o Ministério Público, na forma de uma volumosa cesta natalina entregue a 2.700 famílias. O total dessas cotas anuais equivale ao montante atribuído aos Prêmios FCW.