A BG Brasil formalizou, em 1º de setembro, parceria com a Academia Brasileira de Ciências na qualidade de membro institucional. A reunião aconteceu na sede da ABC, onde estavam presentes o presidente da Academia Jacob Palis, o vice-presidente para Assuntos Corporativos da BG Brasil Paulo Macedo e a gerente de investimento Social da BG Brasil Pamella De-Cnop, além do assessor técnico da ABC Marcos Cortesão e o chefe de gabinete, Fernando Verissimo.
O foco da parceria é discutir os benefícios, oportunidades e desafios do ensino de ciências, fundamental na criação de uma economia do conhecimento e prioridade notável entre as grandes potências mundiais. Tanto para a ABC quanto para o grupo BG Brasil, é preciso fomentar a cultura e a pesquisa científica no setor privado, visando o desenvolvimento tecnológico do país.
Um dos movimentos de aproximação entre a Academia e a BG Brasil foi o simpósio ”Educação Científica: Um Desafio para a Sociedade”, realizado em novembro de 2013. No evento, grandes nomes debateram iniciativas inovadoras no ensino científico e seus impactos no futuro do país. Para o próximo ano, será desenvolvida uma publicação sobre STEM Education no Brasil – Estudo das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas.
 

A BG Brasil

A BG Brasil é uma companhia de petróleo e gás filiada a multinacional britânica. Com sede em Reading, Reino Unido, o grupo BG atua em mais de 20 países. Seu principal negócio é a exploração, extração de gás natural e de petróleo, mas também produz gás natural liquefeito. Entre 2006 e 2009, sua equipe de exploração participou da descoberta da Bacia de Santos, na costa do Brasil. Até 2018 o grupo pretende implantar, em parceria com a Petrobras, 15 flutuantes de produção, armazenamento e transferência de embarcações.
 
Outros membros institucionais da ABC

Desde 1999, a Academia Brasileira de Ciências tem como membros institucionais empresas e organizações com destacado interesse no desenvolvimento da ciência brasileira. Como forma de retorno à contribuição financeira feita pelos membros institucionais, a ABC se dispõe a realizar eventos abordando temas de interesse comum.
Atualmente, os Membros Institucionais da ABC são: BG Brasil; Coppe UFRJ; Fapeam; Fapemig; Faperj; Fundação Conrado Wessel; Impa; Inmetro; Itaú; Petrobrás; Vale; e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.