O Acadêmico Alvaro Toubes Prata foi nomeado secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pela presidente da República, Dilma Rousseff, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de agosto.
Prata foi secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI por dois anos. Ele vai exercer o cargo anteriormente ocupado por João Alberto de Negri que, por sua vez, foi nomeado diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Prata é doutor em engenharia mecânica pela Universidade de Minnesota (EUA) e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência.
De 2000 a 2004, foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior (Foprop). De maio de 2008 a maio de 2012, foi reitor da UFSC e, por dois mandatos, ocupou a Vice-Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60º aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional.