O Acadêmico Guilherme Suarez-Kurtz foi eleito para presidir a Seção de Farmacogenética da União Internacional de Farmacologia Básica e Clínica (IUPHAR, na sigla em inglês) nos próximos quatro anos. A eleição ocorreu durante o congresso trianual da IUPHAR, realizado na semana passada, na Cidade do Cabo.A IUPHAR, criada em 1965, congrega atualmente as sociedades de farmacologia nacionais de cerca de 60 países em todos os continentes. A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental é uma das fundadoras e membro permanente da IUPHAR.
Sobre o Acadêmico eleito
Médico, livre-docente e professor titular de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kurtz realizou estágios de pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Paris – da qual é assistente estrangeiro – Universidade da Pensilvânia, Columbia University de Nova York e University College de Londres. É pesquisador 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi pioneiro, em nosso país, na pesquisa em farmacocinética clínica e em farmacogenética, sendo o criador e atual coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética Refargen.
Publicou cerca de 180 artigos completos e revisões em revistas internacionais de política editorial rígida, orientou mais de trinta teses de mestrado e doutorado, dezenas de estudantes de iniciação científica, além de ter criado seis vídeos educativos em farmacologia. Foi o idealizador do Programa Aristides Leão de Estímulo a Vocações Científicas da Academia Brasileira de Ciências. É membro do Comitê de Farmacogenômica e do Comitê de Farmacologia Clínica da International Union of Pharmacology (IUPHAR).
Guilherme Kurtz integrou as Comissões Organizadoras da São Paulo Research Conference sobre Farmacogenética e Medicina Molecular (2008) e First Latin American Pharmacogenomics Congress (2010) e presidiu a Comissão Organizadora do Second Latin American Pharmacogenomics and Personalized Medicine Congress (2012). Foi editor do livro “Pharmacogenomics in Admixed Populations”, publicado pela Landes Biosciences. Atualmente é membro do Grupo Assessor da Diretoria Internacional da Coordenação de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), membro do Corpo Editorial dos periódicos “Pharmacogenomics, British Journal of Clinical Pharmacology” e “Frontiers in Pharmacology”.