“Há alguns anos, empenhados em impulsionar o desenvolvimento científico e a internacionalização de nossa universidade, começamos a contar com o generoso e desinteressado apoio de um destacado cientista, o Dr. Hernán Chaimovich”, disse Sergio Bravo, reitor da Universidad de La Frontera, durante a inauguração do ano acadêmico de 2014. A data também celebrou o 33º ano da instituição e presenteou Chaimovich com o título de Doutor Honoris Causa da universidade.

Bravo ainda assinalou que, graças às iniciativas de Chaimovich, a Universidad de La Frontera conseguiu estabelecer uma relação de primeiro nível com uma das mais importantes instituições da Iberoamérica, a Universidade de São Paulo (USP), projetando-a para além da região sul americana.

Após uma síntese da prestigiosa carreira acadêmica desenvolvida por Chaimovich principalmente no Brasil, ele recebeu a distinção, que o qualifica como integrante desta comunidade universitária, enaltecendo seu altruísmo, generosidade e ativa promoção e ensino das ciências bioquímicas. Além disso, o título reconhece suas contribuições para a política científica mundial nos papeis de professor do Instituto de Química e decano de investigação da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências, dentre outros.

A distinção

Com demonstrações singulares de apreço e alegria, o vice-presidente da ABC recebeu, das mãos do reitor Sergio Bravo, o diploma e a medalha que simbolizam todo esse reconhecimento.

“É com muita emoção que recebo este título e agradeço profundamente aos reitores Víctor Pérez, pela sólida formação que recebi na Universidad de Chile, e Sergio Bravo, por nos fazer entender que a visão estratégica de um reitor pode não só alterar uma universidade, como também contribuir para a mudança de todo o país”, disse Chaimovich.

Refletindo sobre essa questão, o pesquisador recordou os primeiros contatos da universidade chilena com a USP. “Pensamos na formação da Cátedra Bernardo OHiggins, que teve, como tem até os dias de hoje, o propósito de difundir a cultura e a inteligência do Chile na universidade, considerada a mais importante do continente. O desconhecimento entre os dois países, entretanto, é maior do que podemos imaginar, já que a distância não é geográfica e sim cultural. Então a ideia da cátedra foi justamente trazer os costumes chilenos para o Brasil, uma vez que São Paulo é um lugar de difusão, produção de conhecimento e apoio às trocas sociais”, explica.

A respeito dos 33 anos comemorados pela Universidad de La Frontera, Chaimovich destacou que é muito difícil fazer o que essa instituição fez durante os últimos 10 anos. “Ela elevou o nível de sua produção acadêmica, crescendo também em aspecto qualitativo. E essa é a responsabilidade de uma universidade pública: cumprir os contratos sociais que foram feitos com a sociedade”, pontuou o mais novo Doutor Honoris Causa da instituição.