A astronomia é uma das cinco disciplinas que integram um kit de ciências que começa a ser distribuído em todas as escolas públicas do país.

Neste primeiro semestre, de 800 mil a um milhão de kits de cinco disciplinas – astronomia, biologia, física, matemática e química – deverão ser entregues.

O grupo responsável pelo trabalho – das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – defende a necessidade da incorporação do ensino de ciências no currículo desde os primeiros anos do ensino fundamental.

A intenção, de acordo com o professor Vanderlei Bagnato, membro titular da ABC, é criar uma coleção que se transforme num laboratório itinerante dentro da escola: “Com esse kit queremos que as crianças pratiquem ciência como elemento educativo.”

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 mostram que, na área de ciências, o Brasil está em 59º lugar em um ranking de 65 países.

Só 55,3% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 1 de conhecimento, ou seja, são capazes de aplicar o que sabem a poucas situações de seu cotidiano. Isso, segundo os professores, indica que há urgência em se melhorar a qualidade do ensino de ciências no país.

O kit de astronomia “Explorando os céus”, criado pelos Acadêmicos Beatriz Barbuy, do Instituto de Física da USP, e Moyses Nussenzveig, é composto de um telescópio simples, com lentes que possibilitam visualizar as fases de Vênus e as luas de Júpiter, além de observar as crateras da Lua, os anéis de Saturno, algumas constelações e estrelas duplas.