Presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia, o Acadêmico Rubens Belfort Jr. se pronunciou, em nome da organização, a respeito da utilização de células tronco na área. De acordo com ele, embora muitas pesquisas estejam em andamento, ainda não há resultados efetivos de terapias, em oftalmologia, a partir do uso desse tipo de células. Confira, abaixo, a posição da Academia na íntegra:

Posição da Academia Brasileira de Oftalmologia em relação à utilização de Células Tronco em Oftalmologia:

O desenvolvimento científico relacionado às Células Tronco e suas aplicações em Medicina, vem trazendo perspectivas de possível aplicação em uma série de doenças oftalmológicas incluindo córnea, glaucoma, retina e nervo óptico, no futuro.

Não há ainda resultados efetivos de terapia de célula tronco em oftalmologia.

Muitas pesquisas estão em andamento, mas não existem aplicações práticas ao alcance de pacientes.

Assim, a Academia Brasileira de Oftalmologia emite este comunicado no sentido de informar sobre a real situação.

Falsas expectativas com procedimentos ainda não provados podem levar a maior sofrimento dos pacientes, além de desperdício de recursos financeiros e possíveis complicações relacionadas ao uso indevido e antiético de modalidades terapêuticas não comprovadas

Deve-se ter também muito cuidado para não se fomentar falsas esperanças através da solicitação de exames desnecessários.”