O Museu Paraense Emília Goeldi (MPEG) começou, neste domingo (12), a oferecer um tour virtual das três unidades da entidade. A proposta é uma homenagem à cidade de Belém, onde o museu tem sede, que completa 398 anos.

Por meio dos vídeos, os expectadores têm a oportunidade de conferir a história do Parque Zoobotânico. Construído em 1895, quando o zoólogo Emílio Goeldi, então diretor da instituição, juntou forças para implantar o parque, a estrutura foi a primeira do gênero no Brasil. Em um terreno de uma velha chácara, ele criou um zoológico, plantou um horto botânico e produziu exposições de diferentes coleções científicas.

O outro ambiente do tour virtual é o Campus da Pesquisa. A estrutura foi desenvolvida para aumentar os projetos científicos produzidos no Parque Zoobotânico. O local recebe 20 coleções científicas nas temáticas de botânica, zoologia, arqueologia, etnografia, linguística, paleontologia, minerais e rochas.

A terceira unidade de visitação é a Estação Científica Ferreira Penna. A estrutura que foi inaugurada em 1993 é um dos mais importantes sítios científicos implantados em áreas florestais do mundo. O local possui auditório, laboratórios, barcos, torre de coleta de dados meteorológicos, acesso à internet e telefonia via satélite.

No vídeo sobre a estação, o visitante ainda será informado sobre os projetos de educação ambiental desenvolvido junto às comunidades residentes no entorno floresta.