Leiam a mensagem do diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prof. Cesar Liberato Petzhold, homenageando o Acadêmico falecido:
“É com profunda tristeza no coração que comunico a todos o falecimento do Prof. Roberto Fernando de Souza, professor titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UFRGS, ocorrido no dia 29 de novembro.
O Prof. Roberto fez graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da UFRGS (1981), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS (1983), doutorado em Catálise pela Universidade Paul Sabatier – Centre National de la Recherche Scientifique, Toulouse, França (1987) e pós-doutorado em Catálise pelo Instituto Francês do Petróleo, Rueil-Malmaison, França (1994).
Foi Diretor do Instituto de Química da UFRGS de 2007 a 2011, implementando medidas inovadoras na gestão da unidade, como a descentralização do orçamento, os editais internos para financiamento de infra-estrutura de pesquisa e para novos docentes, mas com certeza seu maior legado foi o projeto para o novo Instituto de Química.
Foi Presidente da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS de 2004 a 2007, sendo um dos principais responsáveis pela organização do sistema interno de pós-graduação (Posgrad) que tem viabilizado aos programas de pós-graduação desenvolver políticas de excelência com o suporte institucional de nossa Universidade. Atualmente, era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFRGS (conceito 5 na CAPES).
Pesquisador IA do CNPq, deixou inúmeras contribuições à comunidade científica nacional e internacional. Destacando-se na pesquisa dos seguintes temas: catálise bifásica, catálise homogênea, oligomerização, polimerização, líquidos iônicos, fixação de CO2, energias alternativas, células a combustível e produção de hidrogênio, refletidos em mais de 110 publicações em revistas indexadas. Além disso, possuía um perfil inovador e tecnológico tendo depositado 20 patentes. Orientou 29 dissertações de mestrado e 7 de doutorado, além de vários bolsistas de iniciação científica.
Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), onde ocupou os cargos de Diretor Secretário, Diretor Vice Presidente e Diretor Presidente, exercendo atualmente a presidência do Conselho Superior. Destacou-se como um dos pesquisadores mais produtivos em Catálise no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento desta ciência através de suas atividades em pesquisa e na formação de recursos humanos. Foi sempre um membro ativo e dedicado à nossa Sociedade, tendo contribuído para a divulgação das nossas atividades através da organização de vários eventos nacionais e internacionais em Catálise patrocinados pela SBCat, com destaque para o último 17º Congresso Brasileiro de Catálise & 7º Congresso de Catálise do Mercosul (set/2013), com enorme sucesso. Era membro do Comitê Assessor da Fapergs da área de Química. Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2007.
O Prof. Roberto Fernando de Souza fará muita falta a Química no Brasil, por tudo que ele foi como professor, pesquisador e pessoa.
A Direção”
A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda de seu ilustre Membro e se solidariza com os colegas, os amigos e a família.