O professor Gérard Berry, do Collège de France, sediado em Paris, profere na Coppe/UFRJ a palestra “Tempo e Eventos em Informática”, no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 14 horas. Renomado pesquisador internacional com atuação na área de Algoritmos, máquinas e linguagem, Gérard falará sobre as maneiras práticas e teóricas para se desenhar e programar aplicativos, levando-se em conta o tempo de processamento dos computadores, independente do evento que está sendo processado. A palestra faz parte do ciclo anual Cátedra Claude Bernard, uma iniciativa conjunta da UFRJ, Collège de France, Academia Brasileira de Ciências e Academia Francesa de Ciências.

A conferência será realizada no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária. Coordenado pelos Acadêmicos Nelson Maculan, do Programa do Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ, e Luiz Davidovich, do Instituto de Física da UFRJ, o evento conta com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Web-Science, do Instituto de Matemática da UFRJ e do PESC/Coppe/UFRJ.

Durante o evento Gérard Berry demonstrará o poder e as limitações do modelo sincrônico de computação e comunicação, o primeiro explicitamente dedicado aos tempos e eventos. A proposta é discutir sua implementação nas linguagens de programação denominadas Esterel e SCADE, que se tornaram ferramentas padrão para sistemas industriais embutidos de segurança crítica em vários campos e podem ter diversas aplicações, entre elas desenho de circuitos e composição musical.