O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, recebeu o título de membro benemérito da Academia Nacional de Medicina (ANM), em cerimônia realizada no dia 2 de julho, no Museu Histórico Nacional, situado no Rio de Janeiro.
Diversas autoridades da área da saúde estiveram presentes no evento, entre eles o Almirante Celso Monteiro, diretor de saúde da Marinha do Brasil; Florentino de Araújo, presidente da Associação Médica Brasileira; Armando de Oliveira, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; o membro da ANM Sérgio Aguinaga, representando os ex-presidentes da Academia, Roberto Luís DAvila, presidente do Conselho Federal de Medicina.
Na ocasião, a ANM também comemorava o 184o aniversário de sua fundação, sendo ela a entidade cultural e científica mais antiga do país.
Fraternidade acadêmica
O título oferecido à Jacob Palis exprime a gratidão dos membros da ANM à ABC, que vem disponibilizando sua sede para a ANM durante o período em que a sede desta passa por reformas estruturais urgentes, segundo explicou o presidente Marcos Fernando de Oliveira Moraes. “A Academia Nacional de Medicina recebeu e continua a receber a inestimável e pronta colaboração da Academia Brasileira de Ciências, mediante o apoio de seu presidente, que colocou à nossa disposição as acomodações da entidade para o nosso trabalho. A ABC foi um dos nossos refúgios, e este período de convivência propiciou o entrosamento entre essas instituições, que, hoje, sentem-se irmanadas”.
Jacob Palis recebe o título de membro benemérito da ANM das mãos do presidente Marcos Moraes
Jacob Palis recebe o título de membro benemérito da ANM das mãos do presidente Marcos Moraes
As Academias também compartilham alguns dos seus membros, dois deles presentes na cerimônia. Eliete Bouskela, secretária-geral na ANM, foi eleita para a ABC este ano. Para ela, “o convívio entre as Academias tem sido benéfico para ambas”. Da mesma opinião compartilha Marcello Barcinski, presidente da Seção de Ciências Aplicadas à Medicina na ANM e membro da ABC. “Há males que vem para o bem. O problema na sede da Academia Nacional de Medicina propiciou esta aproximação e as duas academias ganharam muito com isto, inclusive para a realização de atividades conjuntas, com destaque para o Simpósio sobre Medicina Translacional e o Simpósio das Academias de Medicina e de Ciências das Américas“, afirmou.
Além do presidente da ABC, receberam o título de membros beneméritos o advogado da ANM, João Augusto Basilio; a diretora-geral do Museu Histórico Nacional, Vera Lucia Bottrel Tostes; o presidente da Fundação Nacional do Câncer, Peter Rodenbeck e o presidente da Faperj, Ruy Marques.