No ano de 2013, Ana Maria Giulietti, Membro Titular da ABC, foi laureada com a Medalha de Excelência em Botânica Tropical José Cuatrecasas – distinção concedida pelo Departamento de Botânica do Smithsonian National Museum of Natural History a botânicos que tenham contribuído de forma significativa para o avanço da área.
Sobre o Prêmio
A medalha, criada em 2001, leva o nome do Dr. José Cuatrecasas Arumí, botânico espanhol naturalizado norte-americano em 1953. Especialista da família Asteraceae, ele dedicou parte de sua vida à classificação, biogeografia, exploração e ecologia de plantas das regiões páramo e subpáramo andinas da América do Sul.
Sobre a Acadêmica
Graduada em história natural pela Faculdade de Filosofia do Recife, Giulietti obteve seus títulos de mestrado e doutorado em ciências biológicas (botânica) pela Universidade de São Paulo (USP) – instituição da qual ela atualmente é professora titular aposentada. Além disso, a pesquisadora é também professora pleno aposentada e ex pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Hoje em dia, atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS e como bolsista de produtividade IA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ademais, é assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério de Meio Ambiente.
Especialista na área de taxonomia de fanerógamos, seus principais temas de interesse são: biodiversidade, taxonomia, Eriocaulaceae e flora da Bahia – especialmente do semi-árido, da Chapada Diamantina e da Cadeia do Espinhaço.