A Reunião Magna 2013, um importante evento da Academia Brasileira de Ciências aconteceu nesta semana, entre os dias 6 e 8 de maio, com a participação de destacados cientistas. Entre eles, o ex- Presidente da Fiocruz Carlos Morel e o Prêmio Nobel de Química 2011, o israelense Dan Shechtman. Como desdobramento da Reunião Magna, o cientista Dan Shechtman esteve toda a quinta-feira, dia 9 de maio, com a Dra. Danielle Grynszpan. Conheceu o prefeito de Búzios, André Granado, além de autoridades como o secretário de Educação Cláudio Mendonça e o secretário de Ciência e Tecnologia Rafael Fontaneles, que estão interessados em investir em nosso Programa “ABC na Educação Científica – mão na massa”. Comprometidos com a ideia de “Cidade Inteligente”, bons gestores comprometidos fazem toda diferença: se importam com a qualidade da educação, além da oferta de nutrição. As crianças e jovens têm fome de que? Comida, mas também conhecimento!

Dan Shechtman falou da importância do estímulo à curiosidade das crianças e, portanto, da necessidade de apoio ao desenvolvimento de um trabalho desde pequenos. Em Haifa, Israel, ele está envolvido na implantação de um projeto piloto que envolve as creches municipais. Por outro lado, grandes cientistas, que conseguiram êxito ao insistir em ideias inovadoras, enfrentando a resistência que normalmente ocorre, sabem como é fundamental a educação: dá a possibilidade de força para lutar pelos direitos de cidadão bem como tenacidade para seguir caminho, em busca das ideias e evidências que podem suportar os rumos a novos patamares em ciência e tecnologia! Como Cláudio Mendonça comentou “Dan Shechtman tem uma história de vida incrível e é um exemplo de cientista apaixonado pela educação”.

André Granado, Prefeito de Búzios; Dan Shechtman, vencedor do Prêmio Nobel de Química 2011; Dra. Danielle Grynszpan, pesquisadora da Fiocruz e Coordenadora do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa”; e Cláudio Mendonça, Secretário de Educação de Búzios