O Prêmio Jovem Cientista, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE, está em sua 27ª edição. Pioneiro na concessão de prêmios no Brasil, o CNPq afirma que os objetivos centrais do concurso são revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.
O cenário contemporâneo mundial enfrenta questões como as alterações climáticas e os processos intensos e desordenados de urbanização, industrialização e exploração agropecuária – os quais levam à poluição das águas. Em um contexto como esse, faz-se necessária a proposição de soluções efetivas para o melhor aproveitamento e gestão da água para todos. O Brasil detém as maiores reservas de água doce do mundo, mas não está livre de problemas. A deterioração qualitativa dos mananciais, ocasionada pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento, compromete a manutenção da vida aquática e o uso dessa água pela sociedade.
O uso inteligente da água se dará com o envolvimento de diversos atores sociais e de todos os setores da economia. Estudantes e jovens pesquisadores são essenciais para o desenvolvimento de ferramentas, metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da sustentabilidade, superar vários dos desafios mencionados. Levando em consideração esses fatores, os quais servem de base para a crescente preocupação de governantes, pesquisadores, líderes empresariais e organizações sociais com a escassez da água para uso humano, o tema escolhido para o XXVII Prêmio Jovem Cientista foi “Água: Desafios da Sociedade”.
As inscrições, abertas desde o dia 6 de maio, se encerram no dia 30 de agosto de 2013. Para realizar sua inscrição ou obter maiores informações, clique aqui. A divulgação dos resultados será feita em novembro deste ano, em uma coletiva de imprensa a ser sediada pelo CNPq, em Brasília. Em dezembro, por sua vez, acontecerão as premiações. O Prêmio Jovem Cientista será entregue por Dilma Roussef, Presidente da República, no Palácio do Planalto, contando também com a presença de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.