Estima-se que, atualmente, o planeta possua uma população de sete bilhões de pessoas. Homens ou mulheres; crianças, jovens, adultos ou idosos; africanos, americanos, asiáticos, europeus ou oceânicos. Toda essa diversidade, contudo, tem pontos em comum. Entre eles, dois desafios a serem enfrentados neste milênio: a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de mostrar como a Ciência pode contribuir para enfrentar estes desafios, grandes cientistas e presidentes de Academias de Ciência do mundo participarão da VII Conferência da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, com organização da Academia Brasileira de Ciências.

A Rede Global das Academias de Ciência (IAP)

A IAP reúne 106 Academias de Ciências do mundo. Seu principal objetivo é mobilizar a comunidade científica internacional para contribuir com a formulação de políticas públicas sobre temas fundamentais para a sociedade e os governos.

No ano de 1993, Nova Délhi sediou sua primeira reunião, intitulada “Cúpula sobre Populações”. Em 1996, foi a vez de Istambul, com o “Fórum Habitat II”. A cidade de Tóquio, em 2000, foi sede do encontro “Transição para a sustentabilidade”. Em 2003, a cidade do México recebeu as Academias, tendo como tema “Ciência para a sociedade” e, em 2006, Alexandria recebeu “A Unidade da Ciência”. Finalmente, no ano de 2010, a última Conferência da IAP teve Londres como sede, em reunião que teve como tema “Biodiversidade”.

Em 2013, a VII Conferência da IAP acontecerá no Rio de Janeiro, com o tema “Ciência para Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável”. O grande tema envolve debates sobre mudanças climáticas, energia sustentável, acesso à água limpa e saneamento básico, saúde e segurança alimentar e o ensino de ciência. A intenção é debater e divulgar o comprometimento dos cientistas com a construção de um futuro no qual prevaleçam a justiça social e a sustentabilidade econômica e ambiental.

O enconro contará com a presença de líderes da comunidade científica nacional e internacional. A cerimônia de abertura será realizada por Jacob Palis, presidente da ABC, Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e os co-presidentes da IAP, Howard Alper (Canadá) e Mohamed Hassan (Sudão).

Mobilização dos meios de comunicação

A ABC espera que o evento seja também um marco no relacionamento entre a Ciência e sociedade. A parceria da Academia com O Globo, a Folha de S. Paulo, o Ciência Hoje Online e a SciDev.Net resultou na criação dos “Diálogos para o Desenvolvimento”, coletivas de imprensa que serão coordenadas por jornalistas dos veículos mencionados, com temas de sua própria escolha. Os entrevistados foram selecionados entre os palestrantes da Conferência e outros convidados sugeridos pela ABC.

No dia 25/02, às 13h, a editora de Ciência, Meio Ambiente, Saúde e História do jornal O Globo, Ana Lucia Azevedo, mediará a primeira coletiva. Os entrevistados serão os Acadêmicos Carlos Nobre (MCTI/INPE) e Luiz Pinguelli Rosa (COPPE/UFRJ) e o tema será “Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais”.

Às 16h30 do mesmo dia, Claudia Collucci, repórter especial de Saúde e colunista da Folha de São Paulo, mediará a coletiva sobre “Segurança e Saúde Alimentar”, que terá como convidados os Acadêmicos Elibio Rech (Embrapa) e Protásio Lemos da Luz (Incor).

No dia 26/02, às 12h30, Carla Almeida, editora do Ciência Hoje-Online, mediará a única coletiva de imprensa conduzida em inglês, com Maggie Koerth Baker (Boingboing.net) e Petra Skiebe Correte (Freie Universitat Berlin), a respeito do “Ensino de Ciência”.

A SciDev.Net (the Science and Development Network), site de alta confiabilidade e precisão em suas informações que divulga notícias, opiniões e análises na área de ciência e tecnologia do mundo em desenvolvimento, fará a cobertura detalhada de toda a conferência.

Outros veículos de rádio, televisão e internet também confirmaram presença no evento, comprovando o envolvimento dos setores organizados da sociedade nos debates.

O credenciamento de jornalistas pode ser feita através do e-mail ascom@abc.org.br, colocando no assunto CADASTRO IAP 2013 e, no corpo do e-mail, o nome do repórter, bem como o veículo que representa. Esse esforço conjunto assegura que os “Diálogos para o Desenvolvimento” sejam orientados por questões fundamentais nos dias de hoje e garante o envolvimento da sociedade nas demandas do milênio que se inicia.