Com o título “Burocracia, um obstáculo para a ciência da América Latina?”, a SciDev.Net entrevistou cinco renomados cientistas da América Latina, questionando-os sobre a questão dos excessos burocráticos na prática da Ciência, bem como suas possíveis implicações e consequências.

Um dos entrevistados foi o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da ABC, Luiz Davidovich. Graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ele obteve o título de doutor na mesma área pela University of Rochester, nos Estados Unidos. Além de Membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) da americana National Academy of Sciences, Davidovich já foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, com o Prêmio TWAS de Física, com o Prêmio Álvaro Alberto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Medalha Tamandaré da Marinha do Brasil.

Os outros entrevistados foram Juan Pedro Laclette, ex-presidente da Academia Mexicana de Ciências, Gisella Orjeda, presidente do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología do Peru, Jorge Huete, presidente da Academia de Ciência da Nicarágua e Juan Asenjo, presidente da Academia Chilena de Ciências.

Para conferir o multimídia, clique aqui.