O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), por meio do projeto INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, formalizou uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização do I Simpósio Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia, a ser realizado no dia 16 de janeiro de 2013, às 9h30.

Mais do que uma simples homenagem, o evento tem por finalidade reconhecer as quatro décadas de trabalho árduo da pesquisadora Bertha Becker, Membro Titular da ABC e professora emérita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, o simpósio também representa o início de uma reflexão sobre os modos de inserção da ciência na formulação de políticas públicas para a Amazônia.

As inscrições podem ser realizadas no site do BNDES, onde também é possível visualizar a programação do simpósio, que analisará o impacto das propostas de Becker em um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia.

Sobre a Acadêmica

Bertha Becker possui diploma de graduação em dois cursos, história e geografia, ambos pela Universidade do Brasil, atual UFRJ. Pós doutorada pelo Massachusetts Institute of Technology – Department of Urban Studies and Planning, ela atualmente coordena o Laboratório de Gestão do Território da universidade pela qual foi reconhecida professora emérita – LATEG/UFRJ.

A pesquisadora já foi agraciada com as medalhas David Livingstone Centenary Medal, da American Geographical Society, e Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), entre outras distinções.

Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lyon III, na França, e especialista em geografia política da Amazônia e do Brasil, Becker é também membro do conselho editorial de editoras nacionais e internacionais e participa ativamente da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.