Membro Titular da ABC, o pesquisador Jefferson Cardia Simões foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré em função da sua notória liderança científica no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – projeto que tem como objetivo a realização de pesquisas que propiciem maior conhecimento científico acerca dos fenômenos antárticos.
Sobre o Acadêmico
Delegado brasileiro junto ao Comitê Internacional de Pesquisas Antárticas (SCAR) e ao Conselho Internacional para Ciências (ICSU), Simões é também coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCC) e diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPC-UFRGS) – instituição brasileira dedicada aos estudos da neve e do gelo.
O cientista, que foi o primeiro glaciólogo brasileiro, introduziu no país a Geografia das Regiões Polares e hoje é pesquisador do CNPq.
Já tendo participado de 20 expedições polares, Simões é autor de 94 artigos completos e já foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Destaque da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), no ano de 2007.