O Acadêmico Jerson Lima da Silva está concorrendo ao Prêmio Faz Diferença, oferecido anualmente pelo jornal O Globo, na categoria Ciência/Saúde. Nos últimos dois anos, os ganhadores foram o presidente da ABC Jacob Palis e o pesquisador da UFRJ Stevens Rehen. No ano passado, ainda, o Acadêmico Miguel Nicolelis foi premiado na categoria Personalidade do Ano.
Professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jerson Lima da Silva é um dos maiores especialistas do Brasil no estudo de proteínas associadas a doenças neurodegenerativas e câncer. Autor de descobertas importantes sobre as proteínas associadas à forma humana do mal da vaca louca, do mal de Alzheimer e do câncer, Jerson é um dos mais jovens membros da Academia Nacional de Medicina. Diretor científico da Faperj, ele também integra da Academia Brasileira de Ciências e foi fundamental para trazer ao Brasil ganhadores de prêmios Nobel.
Veja aqui os três concorrentes nessa categoria e dê o seu voto.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Faz Diferença, uma iniciativa do Globo, chega à décima edição e, mais uma vez, vai homenagear os brasileiros que contribuíram, com seu trabalho e seu talento, para mudar o país. E você, com o seu voto, pode ajudar a escolher as pessoas e as instituições que mais se sobressaíram ao longo de 2012. A votação popular, aqui no site, começa hoje e vai até o dia 2 de janeiro.
Para comemorar os dez anos do Faz Diferença, o site do Globo coloca novidades no ar, a partir de hoje. Uma delas é uma linha do tempo, que permite que o leitor relembre os vencedores e os fatos históricos marcantes de cada ano da premiação. Na galeria de fotos é possível navegar pelos grandes momentos das solenidades do prêmio, que, desde a sua primeira edição, já homenageou 233 pessoas ou instituições.
Como nas versões anteriores, jornalistas de cada uma das editorias do Globo indicaram três pessoas ou instituições que mais se destacaram nas páginas do jornal, seja pela atuação em suas áreas, por ajudarem a escrever a História do país ou protagonizarem fatos importantes. Além disso, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que patrocina o prêmio, indicou três empresas para a categoria Economia/Desenvolvimento do Rio, num reconhecimento àquelas que mais conseguiram aliar visão de negócios, respeito aos funcionários e ao meio ambiente e ênfase em projetos sociais.
São, portanto, três indicados de 17 categorias: País; Rio; Economia; Economia/Desenvolvimento do Rio; Mundo (brasileiros ou instituições brasileiras que fizeram diferença fora do país); Esportes; Prosa & Verso (literatura brasileira); Revista da TV; Revista Amanhã (os destaques nas áreas ambiental, econômica e social, que compõem o tripé da sustentabilidade); Ciência/Saúde; Revista O Globo; Ela (moda brasileira); Segundo Caderno/Cinema; Segundo Caderno/Teatro; Segundo Caderno/Música; Segundo Caderno/Artes Visuais; e Educação.
Os três indicados por categoria serão submetidos a um júri, composto por votos de jornalistas do Globo e do vencedor do ano passado, e pelo resultado da votação popular feita pela internet. Só é possível votar uma vez em cada categoria. Ainda como nos anos anteriores, O Globo premiará a Personalidade do Ano, escolhida por um júri especial, formado por sete jornalistas e pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. O resultado completo da votação será publicado num caderno especial, em 19 de janeiro. Os vencedores receberão um troféu, numa cerimônia em março.
Não deixe de participar. Seu voto fará toda a diferença.