Após apresentação de produtos em feira tecnológica, no dia 30/10, o I Workshop de Inovação – Interação Academia/Empresa foi realizado no auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. O evento foi promovido pelo Inpa em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e contou com a presença de empresários, pesquisadores e estudantes, apresentando uma pequena amostra dos principais atores do processo de integração da ciência gerada nas instituições científicas e da inovação gerada nas indústrias da região.
Participaram representantes de empresas como a Petrobras, a Natura, a Nutricêutica e a Néctar Frutos; de organizações como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI); de entidades governamentais como o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e as secretarias do Estado do Amazonas de CT&I, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Produção Rural; e de instituições científicas como o Inpa e as universidades Federal e Estadual do Amazonas.
A abertura do evento contou com a presença do Acadêmico Renato Machado Cotta, representando o presidente da ABC; o diretor do Inpa e Acadêmico, Adalberto Val; o secretário executivo Dalton Vilela Jr., representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas; e a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Rosangela Bentes.
Dalton Vilela Jr, Renato Cotta, Adalberto Val e Rosangela Bentes
Foram realizadas quatro mesas-redondas, com debatedores representando as empresas, as universidades, o governo e as organizações de apoio a interação Academia-Empresa. Os temas envolveram os principais gargalos envolvidos na interação academia-empresa, casos de sucesso provenientes da interação academia-empresa e a Lei da Inovação como estratégia de aproximação academia-empresa. Em todas as mesas, ao final das palestras, seguia-se um longo debate com intensa participação da plateia.
Durante a cerimônia, Adalberto Val frisou dois importantes pontos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento desta interação: o tempo do processo de passagem de efetivação e registro de patente até o produto final e o desuso do termo “neutralidade científica”. “A ciência não é neutra. A ciência é uma atividade social com fins sociais e, portanto, ela precisa responder as demandas da sociedade na qual está inserida. Então essas interações academia e empresa são vitais para esse processo, porque permitem na realidade os processos de inclusão social e geração de renda”, enfatizou.
O evento contemplou, ainda, a assinatura do contrato de transferência de tecnologia para a empresa Hightech Componentes da Amazônia, referente à Água Box – sistema de desinfecção da água por meio de radiação ultravioleta tipo C, desenvolvido pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter.