O professor Jacob Palis recebeu o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante cerimônia presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, no dia 15 de outubro, na reitoria da Universidade. A pedido do Departamento de Estatística da UFPE, a concessão do título ao professor se deve aos relevantes serviços por ele prestados à ciência do país, em especial às áreas de Matemática e Estatística.

Jacob Palis, presidente da ABC, ao lado do reitor Anísio Brasileiro

Graduado em Engenharia na Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1962, fez mestrado em Matemática pela Universidade da Califórnia (1966) e doutorado em Matemática, pela mesma universidade, em 1968. Por sua atuação profissional, Palis tem sido alvo de inúmeras distinções em nível nacional e internacional. É doutor Honoris Causa por várias universidades brasileiras e foi distinguido com o Balzan Prize 2010, um dos mais prestigiosos prêmios interacionais no mundo da ciência e das humanidades.

Jacob Palis presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática (1979-1981) e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1995-1996). O professor foi membro, em diferentes ocasiões, do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Superior da Capes, presidente da International Mathematical Union (1999-2002) e vice-presidente do International Council for Science (1996-1999). Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Ciências e encerra, em 2012, seu segundo mandato como presidente da Academia de Ciências do Mundo (TWAS).

O ex-ministro de C&T, Sérgio Rezende, também esteve presente

Leia a mensagem do professor titular do Departamento de Estatística e docente da Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gauss Moutinho Cordeiro, enviada a outros membros da comunidade científica::
“Caros Colegas,
Apenas informando, na última 2ª feira, 15 de outubro, tivemos três felizes coincidências: a primeira, era o dia do professor; a segunda, o IMPA, estava completando 60 anos; e, a terceira, um dos pesquisadores mais responsáveis pela sua grande projeção internacional – o Prof. Jacob Palis – estava recebendo o título de professor honoris causa da UFPE.
O legado da vida acadêmica do Prof. Palis é bastante conhecido por todos, e o coloca na galeria dos maiores cientistas brasileiros. O seu lado humano, que vivenciei ao longo de quase três décadas, quer participando de comitês assessores e em eventos específicos, quer acompanhando o seu dia a dia na Matemática brasileira e internacional (mesmo vivendo em outro estado), talvez não seja tão conhecido pelos matemáticos mais jovens.
O Prof. Jacob é uma pessoa muito simpática, alegre, comunicativa e sempre atenta aos problemas – matemáticos ou não – dos seus discípulos. Ele é um vibrador e atrator nato da matemática brasileira. Não é por acaso que ele conseguiu atrair dezenas de matemáticos importantes do Brasil e do exterior para trabalhar com ele.
A cerimônia na Reitoria da UFPE foi muito bonita para todos nós, das autoridades acadêmicas aos alunos presentes, e todos notaram a sua forte emoção. Oxalá, nas próximas décadas, surjam outros matemáticos que possam pelo menos se aproximar do papel ímpar desempenhado pelo Prof. Jacob no nosso meio.
Cordiais Saudações,
Gauss”