O I Workshop de Inovação, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. O evento será no Bosque da Ciência do INPA e reunirá instituições e empresas que irão debater a dinâmica entre elas e apresentar seus produtos em uma feira tecnológica.
Para a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Inpa, Rosângela Bentes, a discussão vai focar efetivamente nas questões da interação entre instituição de pesquisa e empresas, no que tange atender às demandas empresariais, já que tais mecanismos de interação ganharam força e clareza com lei de inovação que entrou em vigor em 2004.
“A lei de inovação é a primeira lei brasileira que trata da relação de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e empresa, portanto, vamos trazer discursos dos representantes da classe empresarial, sobretudo quando o desafio das ICTs e a transferência de tecnologia, sendo esta uma das formas de interação entre os dois ambientes e ainda promover por meio da feira tecnológica a divulgação das empresas que estão nas incubadoras das instituições de pesquisas, com o objetivo de divulgá-las através de seus produtos e serviços”, expôs Bentes.
Transferência de Tecnologia
O diretor do Inpa, Adalberto Val, que é Membro Titular da ABC, relata um dos grandes desafios da inovação para os dias de hoje, que é a transferência das bancadas dos laboratórios dos institutos de pesquisas, para a produção nas fábricas.
“O que vamos fazer neste evento é disponibilizar não apenas informações que a gente já possui, que podem alavancar processos produtivos com inclusão social, geração de renda e conservação ambiental, mas também conhecer as demandas da sociedade de uma maneira geral e do setor privado de uma forma que possamos trazer essas questões para as bancadas dos laboratórios”.
Programação
No dia 30 terá início a feira tecnológica, para que as empresas possam vender e divulgar seus produtos. Já no dia 31 serão realizadas as mesas redondas, no Auditório do Bosque da Ciência.