O 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 será realizado em Belo Horizonte nos dias 29 e 30 de outubro, com o tema “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”.
A proposta é abordar questões como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente e o papel da ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis.
O primeiro Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 foi realizado de 29 a 31 de agosto na sede da Fapesp, em São Paulo.
Segundo os organizadores do 2º Encontro, os temas a serem discutidos em Belo Horizonte são problemas semelhantes aos de qualquer outra cidade ou região do mundo.
“Entretanto, as peculiaridades que diferenciam os países localizados nos trópicos serão mais exploradas: a água em abundância e a perspectiva de escassez; as doenças que, apesar de afetarem milhares de pessoas, não são estudadas ou combatidas adequadamente; a produção de alimentos; a superpopulação e o futuro das grandes cidades”, destacam.
O evento pretende abordar também questões relativas à ética na produção científica, à educação e ao acesso ao conhecimento. Cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade são esperados no evento, que ocorrerá no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O 2º Encontro é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela UFMG, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas. Para outras informações acesse o site http://fmc.cgee.org.br e clique no link do 2º Encontro Preparatório – Belo Horizonte.