Dia 01 de outubro ocorre o “Seminário Internacional sobre Avaliação Educacional” e o “Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional” promovidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Fundação Bunge em São Paulo. Estes eventos integram o 57o Prêmio Fundação Bunge e 33o Prêmio Fundação Bunge Juventude. Esta edição contempla as áreas de Avaliação Educacional e Segurança Alimentar e Nutricional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
A avaliação educacional será o tema das palestras “Ciclos e progressão escolar” de Debora Cristina Jeffrey (UNICAMP) e “Evidências empíricas para melhorar a educação básica” de José Francisco Soares (UFMG). Eles receberam prêmios da Fundação Bunge. Também ocorre a palestra “Como melhorar a qualidade da educação em ciências na América Latina?” feita por Jorge Eduardo Allende (Universidade do Chile).
Após essas palestras, o Acadêmico Eduardo Moacyr Krieger (USP) participará de um debate com João Gualberto de Carvalho Meneses (UNICID), Cláudia Costin (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro) e José Tadeu Jorge (UNICAMP). Krieger é médico e estudou, em modelos de hipertensão experimental, os mecanismos de regulação da pressão arterial, principalmente os mecanismos neurogênicos. Suas contribuições para a medicina são reconhecidas internacionalmente.
A segurança alimentar e nutricional será o tema das palestras “Biodiversidade e nutrição no Brasil” de Fernanda Dias Bartolomeu Abadio Finco (UFT) e “Segurança alimentar e nutricional” de Malaquias Batista Filho (UFPR) também premiados pela Fundação Bunge.
O debate que encerra o evento terá a presença do Acadêmico Adalberto Luis Val (INPA), além de Sérgio Adalberto Rupp de Paiva (UNESP) e Valdemiro Carlos Sgarbieri (UNICAMP). Val é biólogo e estuda as modificações do meio ambiente na Amazônia, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. Também é diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
A ABC também será representada pelo Vice-Presidente Regional de São Paulo Adolpho Melfi.
Para outras informações, consulte o site da Fapesp.