A Universidade Federal Fluminense (UFF) concedeu o título de Professor Emérito ao Acadêmico Jorge Almeida Guimarães, em cerimônia realizada no dia 5/9, no auditório Florestan Fernandes, localizado no Campus do Gragoatá, em Niterói, Rio de Janeiro. O presidente da ABC, Jacob Palis, participou do encontro e compôs a mesa, bem como Antônio Cláudio Nóbrega, professor titular da UFF, Helena Rangel, chefe do Laboratório de Modelagem Molecular da UFF, Roberto de Souza Salles, reitor da universidade, e Saulo Cabral Bourguignon, diretor do Instituto de Biologia da UFF.


Saulo Bourguignon, Helena Rangel, Jacob Palis, Roberto Salles e Antônio Nóbrega

Após os discursos dos presentes à mesa, Guimarães recebeu, das mãos do reitor, a placa com a titulação. Os Acadêmicos Débora Foguel, Célia Regina Ribeiro da Silva Carlini, esposa de Guimarães, Eloi de Souza Garcia, Guilherme Suarez-Kurtz, Jerson Lima Silva e Wanderley de Souza também prestigiaram a homenagem.

Trajetória

Ex-professor da UFF, onde atuou entre os anos de 1980 a 1982, Jorge Guimarães reúne mais de 50 anos de dedicação exclusiva à ciência brasileira. Proveniente do meio rural de Campos dos Goytacazes/RJ, ele alcançou alguns dos mais altos postos da gestão de Ciência e Tecnologia no País. Personalidade forte, líder nato e com uma enorme capacidade de gerenciamento da ciência nacional, desde 2004, é presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Graduou-se em 1963, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde cursou Medicina Veterinária. Iniciou a sua carreira docente em 1965, como professor assistente. Em seguida, de 1972 a 1980, atuou como professor adjunto na Escola Paulista de Medicina. Após sua passagem pela UFF, de 1980 a 1982, pediu transferência para o Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ e por lá permaneceu por 15 anos. Desde 1997, Guimarães é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde, até hoje, orienta estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica.