O Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi instituído pela Embrapa em 1974 e é concedido anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor, ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional.
Considerando a repercussão que o Prêmio Frederico de Menezes Veiga vem alcançando, principalmente devido ao grande número de indicações, desde 1999 vem sendo realizado de acordo com um tema central, sendo concedido para um membro da Embrapa e para um membro de outra instituição. Na 34ª edição, o prêmio teve como tema “A agricultura na economia de baixa emissão de carbono” e os vencedores foram dois Acadêmicos: a pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina/PR), Mariangela Hungria, e o professor do Centro de Energia Nuclear da Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), Carlos Clemente Cerri.
A pesquisadora foi premiada pelo seu trabalho em fixação biológica de nitrogênio, uma das tecnologias consideradas de maior sucesso em agricultura de baixa emissão de carbono. Já o foco do trabalho do professor Carlos Clemente Cerri é o sequestro de carbono pelo solo e a quantificação das emissões de gases do efeito estufa pelas práticas agrícolas, pecuária e de reflorestamento no Brasil.
O prêmio foi entregue em Brasília pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, no final de abril. O Acadêmico Ricardo Antunes de Azevedo foi representante da ABC no júri.
Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis na homepage http://www.premiofmv.com.br.