No dia 28 de março de 2012, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, realizou no auditório Pau-Brasil a premiação dos melhores alunos formados em 2011 nos cursos de graduação, seguida pela Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, um dos mais renomados pesquisadores da atualidade. O tema da aula foi “O Big Bang do Conhecimento: Dos Gregos ao Século XXI”.
 
A apresentação começou com dados históricos, usados para representar em detalhes a evolução do conhecimento, utilizando figuras de expressão dentro da filosofia antiga, como Heráclito, Parmênides e Demócrito, passando por outros pensadores conhecidos, dentre eles Sócrates, Platão, Aristóteles e Ptolomeu. Desta forma, Mascarenhas construiu uma viagem cronológica dos acontecimentos sociais que contribuíram para a formação da ciência moderna, ligando todos estes filósofos (e a própria filosofia) às ciências exatas, com principal destaque para a matemática. Assim, o palestrante deixou claro a necessidade da teoria para a prática científica e vice-versa.
 
“A teoria sem a prática é cega, mas a prática sem a teoria é completamente ignorante”, ressaltou Mascarenhas, utilizando uma das frases de Albert Einstein ao ligar os estudos aos trabalhos do ICMC. “Tenho uma admiração muito grande com este Instituto, o ICMC contribui bastante para a experimentação cientifica e, sem dúvida, é muito importante para a ciência”, conclui.
 
Ainda guiando os participantes pela história das ciências, o palestrante destacou a atuação de grandes matemáticos, como Leonardo Fibonacci, responsável por umas das maiores revoluções da matemática. “Fibonacci foi uma das figuras mais importante, pois foi ele quem introduziu o conceito dos números decimais, ampliando os estudos, já que os número romanos, utilizados até o momento, só permitiam contagem até o número 3999”, explica Mascarenhas.
 
A aula ainda abordou nomes como Copérnico, Galileu, Kepler, Descartes e Newton, além de discutir brevemente os conceitos da criação do universo, da geometria e alguns paradoxos, ressaltando a importância do surgimento da computação. Mas, alguns dos principais comentários ficaram para o final da aula, quando Sérgio Mascarenhas se posicionou a favor do que o físico C. P. Snow chamou de uma terceira cultura. “A sociedade sempre foi dividida entre humanidades e conhecimento científico, quando na verdade estas deveriam ser unidas e unirem também a arte”, comenta Mascarenhas.
 
Para ele, só desta forma o conhecimento será aproveitado da melhor forma. Ressaltou ainda que a tríade que envolve Governo, Universidade e Empresa para o desenvolvimento das pesquisas, conhecida como Triângulo de Sábato, não basta. “É necessário que haja um quarto item, a Gestão, pois não adiantaria nem um dos outros três, sem a organização destes”, explica Mascarenhas.
 
Para finalizar o evento, Mascerenhas trouxe um de seus alunos para realizar uma apresentação de malabarismo, demonstrando a capacidade e a complexidade do cérebro humano. Na oportunidade, o pesquisador ainda aproveitou para lançar um desafio. Ele propôs a criação de um prêmio para o aluno da área de Computação que seja capaz de produzir um robô malabarista.
 
Mais do que uma oportunidade de assistir a aula de um dos principais pesquisadores do país, os presentes puderam entrar em contato com a história das ciências e do próprio conhecimento humano, ampliando o modo de pensar de cada um.