A Acadêmica Bertha Koiffmann Becker (na foto ao lado) representou a Academia Brasileira de Ciências durante a Reunião da Comissão Brasileira sobre a Rio+20, realizada no dia 08/02, em Brasília. O encontro contou com a presença do secretário-geral da Rio+20, o embaixador Sha Zukang, de ministros do governo, representantes de povos indígenas, movimentos sociais, entidades acadêmicas, ongs, entre outros.

Segundo Becker, a expectativa é que a Rio+20 seja o maior evento com ampla participação na história das Nações Unidas. Na ocasião, o embaixador Zukang lembrou que os Estados membros devem renovar seus compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável, a economia verde e a erradicação da pobreza. “É importante que cada país persiga seu próprio caminho para a economia verde, relevante às circunstâncias nacionais”, observa.

Foram também sugeridas metas para o desenvolvimento sustentável, que, embora não explicitamente ligadas à economia verde, têm como objetivo ajudar governos e grandes empresas a monitorar o progresso nacional.

Ao final, na sessão de debate, os participantes versaram sobre a necessidade efetiva de se modificar a medida do Produto Interno Bruto (PIB) para incluir os recursos naturais e seu modo de utilização, bem como sugestões e questionamentos sobre o melhor caminho para se obter políticas socioeconômicas baseadas na sustentabilidade.