No dia 09/03, o Acadêmico José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e ex-secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, concedeu uma entrevista à rádio CBN e discorreu sobre a perda de entusiasmo de diversos países em relação ao uso da energia nuclear – umas das consequências do acidente de Fukushima, no Japão, que completou um ano no dia 11 de março.

Segundo o especialista, algumas nações começaram a se questionar sobre a segurança proporcionada pelo uso dos reatores. A Alemanha, por exemplo, decidiu desativar suas usinas em 2022, seguida por Suíça e Bélgica, que optaram por medidas similares. “No Japão, 75% da população é favorável ao desligamento dos reatores nucleares. Das 54 usinas que existiam antes de Fukushima, apenas 12 funcionam agora”, afirma.

Para Goldemberg, a sociedade percebeu que existem alternativas mais atraentes e menos perigosas. “Acidentes com energia nuclear são sempre grandiosos. Vejamos o que aconteceu em Chernobyl e agora em Fukushima, sem contar os gastos que decorrem desses tipos de acidentes”, observa.

Ouça aqui ao áudio completo da entrevista.