O Acadêmico Edgar Dutra Zanotto do Departamento de Engenharia de Materiais do DEMa-UFSCar foi agraciado no dia 2/3/2012 com o prestigioso prêmio “George W. Morey”. Esse prêmio é concedido pela Divisão de Vidros e Materiais Ópticos da American Ceramic Society (ACerS) e é patrocinado pela empresa PPG (Pittsburg Plate Glass). O prêmio reconhece pesquisas originais e relevantes no campo da ciência e tecnologia do vidro. O único critério para recebê-lo é a excelência do trabalho, seja experimental ou teórico, realizado por um indivíduo.

Essa distinção tem sido outorgada anualmente pela ACerS desde 1969, e até um Prêmio Nobel – Charles Kuen Kao* – já foi agraciado com o mesmo por suas realizações inovadoras relacionadas a transmissão da luz em fibras ópticas. Até este ano, o prêmio G.W. Morey havia sido concedido a 35 norte-americanos, 4 alemães, 3 franceses, 2 japoneses, 2 ingleses, 1 sueco e 1 chinês. Portanto é a primeira vez que um pesquisador latino-americano é agraciado. Com o George W. Morey, o Zachariasen Award 1990 – outorgado pelo Journal of Non-Crystalline Solids – e o Vittorio Gottardi Memorial Prize 1993 – outorgado pela International Commission on Glass, Zanotto torna-se o único pesquisador a receber essas três importantes láureas relacionadas a pesquisas sobre materiais vítreos.

A cerimônia de entrega será realizada em maio deste ano na cidade de Saint Louis, Missouri, EUA, durante o congresso anual da Divisão de Vidros e Materiais Ópticos da AcerS. Na ocasião o professor Zanotto apresentará uma palestra plenária sobre os resultados mais relevantes obtidos por ele e seus alunos e colaboradores em 35 anos de pesquisas científicas e tecnológicas sobre materiais vítreos.