A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou no final de novembro os vencedores da nona edição do Prêmio FCW Ciência, Cultura e Medicina.

Após a análise das indicações feitas por instituições de ensino e pesquisa de todo o país, as comissões julgadoras das três categorias da premiação selecionaram os ganhadores.

Na categoria Ciência o escolhido foi Jorge Elias Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Instituto Butantan e coordenador do Instituto de Investigação em Imunologia.

Na categoria Medicina o escolhido foi Miguel Srougi, professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP. E na categoria Cultura foi eleito Paulo Emilio Vanzolini, zoólogo e compositor.

De acordo com a FCW, o julgamento final para a escolha dos vencedores foi realizado em 24 e 25 de novembro por membros das dez instituições parceiras da premiação: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel (FCW).

Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 300 mil, incluindo encargos fiscais. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 25 de junho de 2012, na Sala São Paulo.